Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

DO TAO AO DRAGÃO - A INFLUÊNCIA CHINESA NO OCIDENTE

                                             "Dinheiro perdido, nada perdido; Saúde perdida, muito perdido;                    Caráter perdido, tudo perdido." Provérbio Chinês



No ultimo dia 23 comemorou-se em todo o mundo a entrada do Ano Novo Chinês que será regido pelo signo do Dragão.País de cultura milenar a China vem caminhando a passos largos para se tornar a grande potência do século 21, seu poderio econômico tem chamado a atenção e grandes empresas procuram formar parcerias e fazer negócios colocando "os descendentes do dragão" no centro das atenções.

Mas a influência chinesa não se restringe ao seu poder financeiro,há muito que sua visão de mundo tem influenciando o ocidente na  medicina, astrologia, filosofia, alquimia.Vamos abordar um pouco esta visão e perceber como a forma mais "holística" de conceber a vida dos chineses pode nos ajudar a entender melhor o mundo que vivemos e a nós mesmos.






A tradição chinesa se baseia principalmente na observação da natureza e seus eventos, procurando desse contato buscar meios para viver em harmonia com a vida ao seu redor.Surge o conceito do Tao, o caminho da espontaneidade espiritual e que precisa ser vivido e sentido para então ser compreendido.

O tao se identifica com o absoluto  que se dividiu criando dois opostos  que se complementam, o Yin e o Yang. O Yang representa a energia masculina, a luz, o céu, paz, serenidade. O Yin representa a energia feminina, a terra, trevas, o calor e a conservação.

Observando a influência desta polaridade na natureza e nas quatro estações do ano desenvolveu-se um conceito que junto com o  Yin e Yang  seria uma das bases da Medicina Tradicional Chinesa, a teoria dos Cinco Elementos.



Entendidos com fases ou movimentos da energia Yin e Yang,os cinco elementos se dividem pelas quatro estações do ano (primavera,verão,outono e inverno) e procuram mostrar a importância do homem estar harmonizado com cada uma delas.

O primeiro elemento a Água, elemento Yin, está ligado ao inverno e ao rins e a bexiga.

O segundo elemento a Madeira, elemento Yang, está ligado a primavera e ao fígado e vesicula biliar.

O terceiro elemento o Fogo, elemento Yang, está ligado ao verão e ao coração e intestino delgado.

O quarto elemento a Terra, Yin e Yang em equilíbrio, está ligado ao final do verão e ao baço, pâncreas e estômago.

O quinto elemento o Metal, elemento Yin, está ligado ao outono e ao pulmão e o intestino grosso.

Os cinco trabalham de foma harmoniosa e em ciclos de criação e controle.O homem se valendo desta harmonia com os elementos e com a natureza encontra o ponto de equilíbrio para ter uma vida longa e sábia.

No Tarô existe uma profunda relação entre os cinco elementos e a carta 5 dos Arcanos Maiores, O Hierofante.



Representa em nós a busca da quintessência, do equilíbrio em todos os setores de nossa vida, o encontro com a nossa espiritualidade superior, a passagem para um novo estágio de desenvolvimento.Este despertar nos faz perceber a necessidade de aprofundarmos o conhecimento de nós mesmos e do universo que nos cerca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário