Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

BBB 12 - O REALITY SHOW E AS LEMBRANÇAS DE 1984

             
                   " A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa."
               George Orwell




Esta semana iniciou-se mais uma temporada do reality show Big Brother Brasil(BBB) apresentado pela Rede Globo  de Televisão tanto na tv aberta como no pay-per-wiew.Vale ainda lembrar que o programa pertence a produtora de televisão Endemol e e desde 2002 ocorre sua versão brasileira.


Como também sabemos o seu formato se baseia no confinamento de um grupo de pessoas escolhidas entre as milhares que se candidataram com a expectativa de ganhar o grande prêmio oferecido ao vencedor ou pelo menos ganhar o status e a fama de ser um "BBB".Controlados por câmeras 24 horas e sem nenhum contato com o mundo exterior,tendo apenas um único elo de contato que é o Big Broher(Grande Irmão) na figura do apresentador Pedro Bial.


O BBB passou por diversas fases desde a sua primeira edição mas a sua estrutura básica se mantém.Temos o líder que se renova a cada semana e ele além de ter algumas mordomias indica alguém para o paredão,este muito temido devido o perigo da eliminação.
Temos o confessionário onde cada um vota em dos participantes para ser eliminado da casa  e não podemos esquecer do anjo, participante que normalmente livra alguém do fatidico paredão.Faltou falar dos conchavos, panelinhas, intrigas que surgem no decorrer do jogo.


Interessante notar que toda a estrutura do programa se baseia no famoso livro 1984 de George Orwell.






Escrito em 1948 logo após o término da 2ª Guerra Mundial, 1984 era então uma visão futurista do mundo, um alerta de Orwell para as futuras gerações sobre os rumos que a nossa liberdade poderia tomar.
O livro nos apresenta um mundo divido em grandes blocos e a história se passa no megabloco chamado Oceania, mais especificamente na Pista de Pouso Número 1(Inglaterra).

O povo deste local vive sob a tirania do Ingsoc(O Partido) e seu líder sempre onipresente, Grande Irmão(Big Brother).Os membros do Partido formam a elite e são obrigados a seguir rigidas regras, controlados o tempo todo pelas teleletas, em todos os locais,trabalho, casa e assim por diante.

A verdade era alterada de acordo com os interesses do Partido através do Miniver(Ministério da Verdade) e o Grande Irmão cultuado como o grande salvador.Quem fosse pego infringindo as regras era torturado e enviado ao Quarto 101 onde com certeza iria passar os piores momentos de sua vida, um verdadeiro inferno, até confessar seus "crimes" e declarar seu amor pelo Grande Irmão, sendo reincorporado a sociedade devidamente "curado".

Seria um exercício muito interessante pensarmos neste mundo globalizado, digital que vivemos, até que ponto somos nós mesmos e qual o real papel que desempenhamos.Num cenário onde predominam Faces, Orkuts e tantas midias com as quais interagimos,qual é o nosso papel, produzimos um pensamento de real valor ou somos levados pela multidão.Buscamos nossas verdades ou fazemos como os participantes do BBB que seguem as regras do Bigh Brother esperando alcançar um prêmio por se degladiarem uns com os outros até sairem da casa "curados".

Dentro do Tarô uma carta que pode nos auxiliar é a de número 20, O JULGAMENTO.



Ao toque da trombeta de nossa "consciência superior" nos vemos diante da necessidade de renascermos da morte de nossos valores anteriores e interiores.Para obtermos sucesso em nossa jornada evolutiva precisamos aprender a desenvolver nossos próprios valores e não aqueles impostos por um programa, um canal de televisão ou de qualquer outra fonte. O novo mundo que se avizinha vai exigir de nós uma visão diferente da atual.Cabe a cada um decidir ouvir ou não o soar das trombetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário