Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O YULE E O NATAL - PARTE I (TEXTO ESPECIAL DE NOSSA PARCEIRA MIRIAM REGINA/RHAROMASY)









Na época de festas – Natal e Ano Novo – qualquer um que se atreva levantar a voz para questionar o  advento é acusado de ser anticristão, porém, a questão é que nada de cristão existe na raiz das tradições natalinas. Se analisarmos um pouco a história da humanidade, veremos que muito antes de Cristo o que chamamos de Natal já era comemorado e estou me referindo a cultos pagãos, nada de catolicismo ou cristianismo. Vamos aos fatos históricos.



O RITUAL ORIGINAL (um deles, mais especificamente Druida):



“O nascimento do Deus”


Yule é um sabá (ritual)comemorado no Hemisfério Norte (21/12) e no Hemisfério Sul (21/06).


Yule (fala-se como se escreve: iúl) é o solstício de inverno e um dos sabás menores, a palavra yule vem do celta Iul que é o nome do Deus da luz, com o fim da roda do ano em Samhain (sou-em, 1 de maio), o Yule se torna o início do ciclo, o sabá que marca o nascimento do Deus e o aumento da luz e do calor do sol, marca o início da roda do ano, Halloween é o Reveillon dos celtas, mas Yule é o primeiro sabá.



SIMILARIDADE COM O NATAL/PRESÉPIO:



A crença é de que a Deusa engravida do Deus sendo ela virgem e da à luz uma criança a famosa "criança da promessa" que trará a luz, a vida, e o calor a todo o mundo: a criança é um menino, o Deus jovem.



OUTRAS REFERÊNCIAS



Essa crença em uma Deusa dando à luz um menino é muito antiga:



  • Isis (Deusa egípcia da lua e da magia) deu à luz  Hórus (Deus da nova era) sem ter um marido;
  • Também Diana (Deusa da lua e da magia) que traz ao mundo Lupercus o Deus da luz dos romanos.
Essa crença em mães virgens parindo crianças prometidas que trariam ao mundo uma nova era de luz e prosperidade é muito comum em quase todas as culturas pagãs.



CATOLICISMO= O NATAL QUE CONHECEMOS HOJE



Sendo tão popular, a igreja católica cristianizou a Deusa, a criança da promessa e o yule, assim, o sabá, virou o natal, a Deusa virou Maria e a criança é Jesus. A criança que nasce é a luz e o calor que a partir de agora só aumentarão simbolizando o Deus, o senhor da luz se tornando mais forte a cada dia, e a Deusa se fortalece, pois ela é a alma da natureza e, como a natureza necessita do sol e da luz para viver, um completa o outro.



Yule é o dia mais frio e mais curto do ano, tendo a noite mais longa e gelada; é o fim da fase sombria do ano e início da fase luminosa da roda do ano que abrange Yule, Imbolc, Ostara e Beltane) e a fase luminosa termina com litha , a fase escura (Litha, Lammas, Mabon e Samhain).


Esse é um dia para se comemorar em homenagem a criança da promessa, trocamos presentes e acendemos velas para simbolizar a luz que retorna a nossas vidas.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário