Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

CRIANÇAS:A GUANGUE DAS GAROTAS E OS GUERREIROS DE ESPARTA

"O que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade."
Karl Mannheim



Há muitas décadas nossas crianças estão abandonadas e isto não é novidade.No entanto seu grito de guerra se fez ouvir nos noticiários com alarde este mês de agosto.Duas noticias merecem destaque.
No dia 22 um grupo de menores com idade média inferior a 12 anos invadiu um hotel em São Paulo,visivelmente drogadas roubaram e criaram muita confusão.Fugiram mas foram presas e encaminhadas para o Conselho tutelar onde destruiram tudo.Atônitos e sem poder fazer nada funcionários e policia assistiram a tudo.
Outro caso no inicio do mês envolveu o que se chamou de "Guangue das garotas",grupo de menores que faziam arrastões no comércio da Vila Mariana também em São Paulo.Presas pela policia foram soltas,uma vez que a legislação não permite qualquer ação da policia.Assistentes sociais da prefeitura constataram que as crianças moram em bairros afastados,na periferia e pertencem a familias desestruturadas.
Expor as crianças a situações de abandono e violência não é novidade em nossa história,lembremos Esparta.
Cidade estado da antiga Grécia,Esparta era por vocação guerreira.O futuro de suas crianças era definido em seu nascimento.Se fracas ou doentes eram descartadas,as fortes sobreviviam e eram separadas dos pais ao completar 9 invernos,só retornando aos 21.
Encaminhadas para as escolas de treinamento seriam preparadas para a luta,aprendendo tudo sobre táticas de guerras e armas.Uma vez por ano eram açoitadas em público como forma de mostrar a todos que podiam controlar sua dor e ser verdadeiros guerreiros.
Fazemos diferente hoje ?
O tarô nos oferece uma visão diferente,bonita sobre as crianças,basta olharmos a carta 19 dos Arcanos Maiores,Tarô Gom-Yeremyan.
Duas crianças correm pelo gramado tendo o sol ao fundo e que ao tocar a terra se transformam numa chuva de ouro.Toda a imagem nos leva a sensação de alegria,luz,pureza,amor.
Para ter acesso a luz superior,precisamos resgatar em nós a pureza,inocência representada pelas crianças.O sol e sua chuva de ouro nos mostra como podemos concretizar a vontade divina dando forma a sua luz.Somente despertando em nós esta cosciência superior e mudando nosso planeta haverá esperança para nossas "crianças guerreiras".



Um comentário: