Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

ÁFRICA:O LEGADO DE SALOMÃO E A FOME QUE MATA MILHÕES.

"Sonho com uma Africa em paz consigo mesma."
Nelson Mandela


Mais de 12 milhões de pessoas estão sendo afetadas pela maior seca dos ultimos 60 anos,nos alerta a ONU,na região conhecida por Chifre da África formada por Somália, Djibouti, Quênia, Uganda e Etiópia.A fome e a sede levarão muitos a morte.Contudo a seca não é a unica responsável por esta situação.Guerras,disputas políticas,pirataria,muito contribuem para os fatos em questão.Etiópia e Somália se envolveram em guerras por fronteiras nos ultimos anos,o que só trouxe mais miséria e fome para suas populações.
Diante de tal quadro é quase impossivel imaginar que a Etiópia já foi um grande e próspero Império.Para entendermos é preciso mergulhar no tempo e voltar a época de Salomão.


Dentro das tradições etíopes conta-se que a Rainha de Sabá,senhora deste povo,foi visitar o então ilustre Rei Salomão conhecido por sua sabedoria.Em seu palacio foi seduzida por ele e desta união surgiria o primeiro imperador,Menelik I.
Quando jovem Menelik foi ao encontro de seu pai para aprimorar seus estudos e aprender com a sabedoria de Salomão.Lá foi ungido e sagrado no Templo onde recebeu o nome de David,em homenagem a seu avô.Salomão ainda lhe entregou a Arca da Aliança que contem os Dez Mandamentos sendo enviada para a cidade de Aksun e acredita-se que está lá até hoje.

Quando se tornou Imperador da Abíssinia,nome pelo qual ficou conhecida a Etiópia,introduziu a religião judaica.O titulo "negus neguest" (rei dos reis) foi adotado por todos os imperadores como forma de lembrar sua origem da linhagem do Rei Salomão e da Rainha e Sabá.O ultimo foi Hailé Selassié deposto por um golpe militar em 1974.Iniciou-se um periodo de conflitos e guerra civis ,trazendo miséria e fome para o seu povo.
A Etiópia atual tenta voltar aos seus tempos de glória.Apesar das secas, dois terços de suas terras são férteis e existem muitos lagos.Na sua capital se localiza a sede da União Africana o que lhe credencia a ser uma voz para os africanos e seus problemas,uma tentativa de retornar ao periodo do apogeu de seus Imperadores.

No Tarô o Imperador desempenha um papel muito importante em nossas vidas,representado pela carta 4 dos Arcanos Maiores.
A busca do equilibrio é uma constante em nossa caminhada.O Imperador nos revela que somente com o poder e autoridade sobre o plano da matéria é que vamos antingir nossos objetivos.Assim como ele reina absoluto e utiliza o poder para determinar o rumo de todos os seus suditos podendo leva-los a riqueza ou a fome absoluta,também nós é que vamos determinar nosso sucesso ou não em cada ato que realizamos,somos senhores de nosso destino e a carta 4 vem nos lembrar deste compromisso que temos conosco.Cabe a nós determinarmos o peso que o material e o espiritual terá sobre o nosso "reinado".

2 comentários:

  1. A qualidade deste texto e o convite à reflexão faz dele uma preciosidade a ser compartilhada com muitas e muitas pessoas que estão precisando deste convite para reverem suas vidas.
    Parabéns e muito sucesso.
    Arayman

    ResponderExcluir
  2. Ótimo artigo. Conversando com holandeses que têm fazenda na África, fui informada de que na Etiópia a terra pertence ao governo, tendo o mesmo o poder de ceder/vender. Ou seja, os pobres de lá NÃO tem como plantar nada em qualquer lugar. E o pior é que todos as Organizações Não Governamentais lá e até a famosa organização internacional do países - que todos conhecem - sabem, mas nada fazem para resolver o problema ou mesmo chamar a atenção da opinião pública internacional.
    Acredito que os holandeses tenham me contado a verdade.
    Até chorei quando soube disso...

    ResponderExcluir