Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

SHAMAIN - A VERDADE SOBRE O HALOWEEN

"AO VENTRE DA DEUSA MÃE RETORNA AGORA O DEUS, ATÉ O DIA EM QUE NOVAMENTE RENASCERÁ. A GRANDE RODA SOLAR GIRA MAIS UMA VEZ."
Ritual do Sabbat Samhain



Os antigos Celtas, povo que dominou grande parte da Europa antes do advento do império Romano tinham no dia 31 de outubro uma de suas festas mais importantes o Samhain(pronuncia-se "sou-en") mais conhecida entre nós como Halloween.Neste dia se celebrava o fim do verão e o inicio do inverno que marcava o ano novo Celta.
Era uma noite mágica onde o contato entre o mundo espiritual e material se tornava muito mais fácil, honrava-se então aqueles que já morreram, a oportunidade do contato com aqueles que se foram uma vez que os "portões" estavam abertos.
Era o periodo em que o Sol se enfraquecia e o frio crescia,simbolizando a morte do Deus que deverá renascer posteriormente no ventre da Deusa.
Samhain era um festival do fogo e muitas fogueiras eram acesas para que os espíritos dos mortos achassem o caminho para o outro mundo.
As mascaras de abóboras que persistem até hoje eram utilizadas com objetivo de proteção contra os maus espíritos,sendo usadas por aqueles que precisavam sair durante a noite e no batente das janelas e em frente da porta de entrada das casas.
Outro costume era vestir-se com trajes típicos e sair pelas casas dizendo:
"Trick or treating"(doce ou travessura),mas não era praticado pelas crianças e sim pelos adultos que entoavam cânticos e eram presenteados.
Samhain era chamada a Festa Ancestral por reunir toda a familia em torno da homenagen aos entes queridos já falecidos.Uma ceia era realizada em silêncio e se deixava um lugar vago na mesa para os ancestrais.
Este contato tão próximo com a morte transformava esta festa num momento de reflexão, de olhar o que passou e se preparar para o novo ano que despontava junto com o inverno.
No tarô temos este momento quando nos deparamos com a carta da MORTE.
Não apenas na morte física mas em todos os momentos de nossa vida,a carta 13 da Morte nos mostra a necessidade de mudarmos e reavaliarmos nossos objetivos e metas,legado este que o povo Celta tão bem soube no deixar.
Afinal 31 de outubro para eles era está data sagrada,aproveitemos a oportunidade de nos prepararmos para o nosso ano novo que se aproxima,nunca é tarde para mudanças e para deixarmos morrer o que não nos interessa mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário