Total de visualizações de página

domingo, 13 de maio de 2012

ETTEILLA - MESTRE DO TARÔ ESOTÉRICO E PRIMEIRO TARÓLOGO


 " Seja como fôr, Etteilla aplica todos os seus conhecimentos a ler a  sorte, e, a crer em seus contemporâneos, saiu-se maravilhosamente bem com sua empresa. Assim, tornou-se o deus das futuras cartomantes que só fazem juramento por ele."
                         
 PAPUS, O TARÔ DOS BOÊMIOS 






Vinte e cinco de maio comemora-se o Dia Mundial do Tarô, momento em que tarólogos e amantes desta arte sagrada lembram ao mundo que existem 78 cartas que formam um conjunto muitas vezes confuso no primeiro momento mas se bem orientado nos mostra os grandes mistérios de Deus, do Universo e do Homem.





Nada melhor neste  momento que homenagear aquele que é considerado o primeiro tarólogo profissional que o mundo conheceu, Etteilla.

Jean-Baptiste Alliette (1738-91) viveu na França durante o periodo da Revolução Francesa, filho de um fornecedor de alimentos, pouco se sabe sobre sua juventude , mas muito se falou a seu respeito quando se tornou Etteilla (seu sobrenome de trás para frente).

 Muitos afirmam que era peruqueiro, barbeiro ou comerciante.Mas ficou marcado por viver profissionalmente do seu conhecimento do Tarô.








Add caption
Escreveu muito sobre o Tarô e sua origem Egípcia , o que causou muitas polêmicas, devido suas afirmações carecerem de uma base.

Admirado e contestado, Etteilla tem o grande mérito de ter lançado o primeiro baralho do Tarô para fins Esotéricos, uma vez que todos os baralhos anteriores tinham por objetivo servir a jogos lúdicos.










Fez grande sucesso com suas leituras arregimentando uma legião de fãs e admiradores que ultrapassaram a barreira do tempo.

Seu estilo de aberturas complexas, com grande numero de cartas e exatidão nas respostas lhe deu a condição de viver de suas consultas e ser reconhecido como o primeiro tarólogo profissional.
 






Com Etteilla as cartas do Tarô são impressas pela primeira vez com associação dos quatro elementos da natureza(fogo, terra, água e ar) e os doze signos do zodiáco,como vemos na carta conhecida por O SOL que nos baralhos tradicionais ocupa a posição 19, mas aparece rebatizada por ele como ILUMINAÇÃO (ÉCLAIRCISSEMENT).



Esta e outras cartas tiveram seu nome e siginificados alterados com o objetivo de resgatar sua identidade Egípcia.Vemos acima a presença do signo de touro e o elemento fogo.A Iluminação está ligada ao primeiro dia da criação, um novo estágio no processo de evolução do ser, o despertar para uma nova forma de ver a vida. 








Com arrojo e determinação, Etteilla chega ao século 21 como um dos grandes mestres do Tarô, vencendo criticas e difamações formou e forma uma legião de tarólogos que seguem seus ensinamentos, acreditando acima de tudo na forte mensagem de luz que as cartas transmitem para todos que nelas busca auxilio.


Um comentário:

  1. Parabéns pela excelente qualidade do texto. E a propósito no dia 25 comemoraremos o dia 25 de Maio (dia Mundial do Tarô) com grande evento cigano e com leitura de tarô é claro!

    ResponderExcluir